Jovens da Obra Lumen colecionam experiências edificantes na 37ª Jornada Mundial da Juventude, em Portugal

Com a presença de cearenses, evento realizado em Lisboa teve 1,5 milhão de pessoas, um dos maiores públicos da história

Muitas vivências e experiências edificantes, em termos religiosos e espirituais, para aprofundar a relação com Deus, fortalecer a fé e conectar-se com jovens católicos de todo o mundo. Esse conjunto de experiências foi vivenciado por jovens da Obra Lumen durante a 37ª Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu em Lisboa, em Portugal, entre os dias 1º e 6 de agosto de 2023. Eles tiveram a oportunidade de encontrar ainda mais significado e propósito na vida espiritual. A Jornada Mundial deste ano foi ainda mais especial pois foi a primeira após a pandemia e recebeu 1,5 milhão de pessoas, um dos maiores públicos da história do evento.

"É uma experiência que todo cristão precisa viver: perceber a concretude de que nós somos uma só Igreja. Isso toca a todos, ver pessoas de países do mundo inteiro, professando a mesma fé e tendo a mesma experiência, com o mesmo Jesus. É uma multidão, de países muito diferentes, todos juntos. Uma experiência específica, muito marcante, aconteceu na vigília, na adoração a Jesus na eucaristia, no Santíssimo Sacramento: éramos 1,5 milhão de pessoas, e fez-se um silêncio absoluto, completo", disse Leandro Domingues Maia, Missionário consagrado Lumen, hoje residindo em Guiné-Bissau, na África.

Experiências
Para Karoline Sousa Nascimento, a experiência que mais a marcou foi o momento chamado Jesus nas Ruas. “Fizemos o Encontro com Jesus Abandonado num sábado, encontramos um irmão, chamado Lito, que relatou às vezes não ter o que comer, por vezes dormir nas ruas, e fomos perceber a presença do Jesus Abandonado, o quanto essa pessoa precisava da nossa atenção”, disse Karoline. “Deus não faz nada por acaso, tanto ele precisava desse encontro, quando nós”, reforçou a integrante da Obra Lumen.

"Foi incrível. Tive a oportunidade de ir para as últimas quatro Jornadas, mas o que mais marcou este ano foi ver a quantidade de jovens mobilizada, mesmo após a pandemia. Havia pessoas de quase todos os países, inclusive muitos adolescentes de 12,13 anos, o que não se via tanto antes", relata Luís Eduardo Osório Xavier, membro da Comunidade Aliança do Lumen, que destacou o testemunho da mãe do jovem italiano Carlo Acutis, beatificado pela Igreja Católica em 2020, como um dos momentos mais emocionantes.

A esposa de Luís Eduardo, Carla Loiola, também participou da Jornada Mundial da Juventude e ficou impressionada como pessoas de tantos lugares e culturas diferentes se reuniram com um único propósito: amar a Deus. “Foram momentos muito fortes, de grande religiosidade. Nos momentos de adoração, sentíamos o silêncio profundo, pois todos estavam com o mesmo sentimento, de ter encontro com Jesus”, explicou. “As falas do Papa Francisco ficaram ecoando em nós, à nossa volta”, reforçou Carla Loiola.

“Para mim, como membro da Obra Lumen, essa experiência representou uma maior busca pela santidade e por fazer aquilo que Deus quer de nós, não ficar ‘enrolando’ nem perdendo tempo. Tudo isso me trouxe um desejo maior de vivenciar e testemunhar a santidade, para que isso contagie outros jovens e membros da comunidade”, observou Luís Eduardo Osório Xavier.

“O papa Francisco, em vários momentos, falou da graça que nós vivemos durante a Jornada e perguntou se iríamos guardar aquilo apenas para nós. Assim, ele nos convida a ir ao encontro de todos, especialmente dos marginalizados. Para nós, enquanto Obra Lumen, isso é um combustível, nos motivando a continuarmos o nosso trabalho com alegria”, avaliou Leandro Domingues Maia.

A Jornada Mundial da Juventude é um evento religioso instituído pelo Papa João Paulo II em 1985, reunindo milhões de católicos, sobretudo jovens. Com duração de cerca de uma semana, promove eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens.

A Obra Lumen
A Obra Lumen de Evangelização é uma comunidade católica com o carisma de ser luz para o mundo. Encontra o sentido de sua existência ao sair de si para ir ao encontro do outro, especialmente daqueles que mais sofrem e precisam ser amados, ou seja, o Cristo Abandonado nos pobres. A comunidade é mantida por doações voluntárias, sem valores fixos, e não recebe incentivos públicos para as atividades. Para isso, o Projeto Lumen Ser Feliz faz campanhas para arrecadar doações e novos cadastros de voluntários. O objetivo é incentivar a participação da sociedade e aproximá-la da realidade dos mais abandonados. Para ser um membro do Lumen Ser Feliz, acesse o endereço https://www.lumenserfeliz.com e realize o cadastro. Informações: @lumenserfeliz e @obralumen

Espero que tenha gostado do conteúdo Jovens da Obra Lumen colecionam experiências edificantes na 37ª Jornada Mundial da Juventude, em PortugalEm Cotidiano temos mais artigos relacionados a sua disposição. Em 2024 estamos trazendo exclusivamente para você, conteúdos de extrema qualidade em nosso portal. Fique a vontade

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Assessoria de imprensa sempre trazendo os melhores conteúdos para você. Obrigado por visitar nosso portal. seja bem vindo e aproveite cada conteúdo exclusivo para você.

Go up