Linha do tempo

Do projeto inicial à revitalização, conheça a história do Cais Mauá

1890
história porto cais mauá

Foto: Acervo do Museu Joaquim José Felizardo/Fototeca Sioma Breitman.

Antes da construção do porto, a área do cais já era local de desembarque de mercadorias, principalmente junto ao Mercado Público, onde eram comercializadas. Esta imagem mostra a movimentação na última década do século XIX.

Fonte: Museu Joaquim José Felizardo.

1899

Segundo a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), “o primeiro projeto de construção do porto de Porto Alegre data de 1899 de autoria do então diretor de Viação Fluvial da Província, engenheiro João Luiz de Farias Santos”.

Fonte: SPH.

 

1911
história cais mauá

Foto: Acervo do Museu Joaquim José Felizardo/Fototeca Sioma Breitman.

Começam as obras no Cais Mauá, após abertura de edital. A proposta vencedora é do engenheiro Rudolf Ahrons. A construção se inicia em um trecho de 140 metros em frente à Praça da Alfândega. Uma das mudanças da época foi o aterramento da doca do mercado, retratada na imagem.

Fonte: SPH.

1921
porto cais mauá

Foto: Acervo do Museu Joaquim José Felizardo/Fototeca Sioma Breitman.

No dia 1º de agosto, após diversos editais e algumas dificuldades de execução na obra, é inaugurado o Porto Cais Mauá, pelo então presidente da Província, Borges de Medeiros. A imagem mostra os primeiros anos de operação do cais do porto, entre as décadas de 1920 e 1930.

Fonte: SPH.

1922
porto cais mauá

Foto: Acervo do Museu Joaquim José Felizardo/Fototeca Sioma Breitman.

São concluídas as obras dos armazéns A e B e do pórtico central, com estrutura metálica encomendada da empresa francesa Daydeé. Na imagem, o pórtico do cais do porto na década de 1930.

Fonte: SPH.

 

1930
porto cais mauá

Foto: Acervo do Museu Joaquim José Felizardo/Fototeca Sioma Breitman.

Na década de 1920 e 1930, as atividades esportivas na área central ainda eram intensas, com destaque para regatas de remo, como mostra esta imagem, captada entre essas décadas. Com a expansão da cidade, o movimento do porto e a poluição das águas, as áreas de esportes náuticos foram deslocadas.

Fonte: Museu Joaquim José Felizardo.

 

1935
1935 porto cais mauá

Foto: Acervo do Museu Joaquim José Felizardo/Fototeca Sioma Breitman.

O então governador, Flores da Cunha, inaugurou o Frigorífico do Porto, estendendo a área do cais alguns metros em direção ao local onde hoje funciona a Estação Rodoviária de Porto Alegre. No mesmo ano, Porto Alegre celebrou a Exposição Farroupilha, marcando o centenário da Revolução Farroupilha, o que movimentou a capital, incluindo o Cais Mauá, como mostra a foto.

Fonte: Museu Joaquim José Felizardo.

 

1937
1937 porto cais mauá

Foto: Ronaldo Marcos Bastos.

Somente 38 anos após a primeira planta, o Cais Mauá tem todo o projeto executado.

Fonte: SPH.

1940
1940 porto cais mauá

Foto: Carolina Heinen - Convênio CMB/Uniritter.

Nesse ano, o porto de Porto Alegre atingiu a marca de 20.123 embarcações e mais de 1,7 milhão de mercadorias movimentadas.

Fonte: SPH.

1941
1941porto cais mauá

Foto: Acervo do Museu Joaquim José Felizardo/Fototeca Sioma Breitman.

Uma grande enchente atingiu Porto Alegre. A água invadiu o centro da cidade: o nível máximo está marcado até hoje com uma placa no Pórtico Central do Cais Mauá.

Fonte: Museu Joaquim José Felizardo.

1947
1947 (Predio-SPH) porto cais mauá

Foto: Arquivo Cais Mauá.

Inaugurado o prédio em Art Decó que passa a abrigar a administração portuária, tendo sido sede do DEPREC e posteriormente da SPH.

Fonte: SPH.

 

1949
1949 porto cais mauá

Foto: Bianchi/Acervo do Museu Joaquim José Felizardo/Fototeca Sioma Breitman.

Após dois anos de trabalhos (foto), terminam as obras do Cais Navegantes, com 3.500 metros de atracadouros.

Fonte: Jornal Correio do Povo.

1956

Fim das obras do Cais Marcílio Dias, iniciadas em 1951. São mais 1.400 metros de cais.

Fonte: Jornal Correio do Povo.

 

1967
1967 porto cais mauá

Foto: Léo Guerreiro e Pedro Flores/Acervo do Museu Joaquim José Felizardo/Fototeca Sioma Breitman.

Última grande enchente antes da construção do Muro da Mauá. Uma imagem desse ano ainda mostra a área do cais integrada com a rua.

Fonte: Museu Joaquim José Felizardo.

 

1974
1974 muro porto cais mauá

Foto: Arquivo Cais Mauá.

Concluída a construção do Muro da Mauá, que isolou o Centro Histórico das águas do Guaíba. Estendendo-se desde a Avenida da Legalidade até a Usina do Gasômetro, o muro possui 2,6 quilômetros de extensão. Está distante entre 40 e 100 metros do Guaíba e tem 3 metros acima da terra e outros 3 metros abaixo do solo.

Fonte: Jornal Correio do Povo, edição de 28 de março de 2005.

1983
cais mauá

Foto: Carolina Heinen - Convênio CMB/Uniritter.

O Pórtico Central, juntamente com os Armazéns A e B, foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Fonte: SPH.

 

2005
2005 porto cais mauá

Foto: Carolina Heinen - Convênio CMB/Uniritter.

Com as operações comerciais focadas nos outros cais, o Cais Mauá é desativado.

Fonte: SPH.

 

2007
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Em 2007, o projeto de revitalização do Cais Mauá foi constituída pelo Decreto 45.187, em 27 de julho. O Edital foi examinado e recebeu parecer favorável da Procuradoria­-Geral do Estado, o qual está inserido no SPI nº4510­08.01/08­0, sendo desenvolvido por Comissão Técnica de Avaliação e Seleção dos Estudos .


2010
Cais Mauá

Foto: Arquivo Cais Mauá.

Em 8 de julho, é lançado Edital de Concorrência 001/2010, para aprovação das propostas de revitalização do Cais Mauá. O projeto vencedor da concorrência deverá observar e priorizar a acessibilidade, o restauro do patrimônio histórico e a realocação dos prédios públicos atualmente existentes.

Fonte: Cais Mauá do Brasil.

2010

Em 6 de agosto de 2010, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) entra com ação para impugnar o edital de concorrência, em função de o Edital de Licitação ter sido publicado no Diário Oficial do Estado sem o aval do órgão.

Fonte: stf.jusbrasil.com.br

2010

Em 23 de dezembro, é assinado contrato entre a Cais Mauá do Brasil, vencedora da concorrência, e o Governo do Estado para a revitalização do Cais. A então governadora Yeda Crusius afirma que “o ato é histórico por significar o início da recuperação do local, um sonho aguardado há mais de 30 anos pela população de Porto Alegre. Quando estiver revitalizado, o Cais Mauá será, além de cartão-postal, forte promotor do desenvolvimento e do turismo do Rio Grande do Sul”.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre.

2010
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Sancionada a Lei Complementar 638/2010

Em 4 de março de 2010, a Câmara Municipal de Porto Alegre edita a Lei Complementar 638/2010 que estabelece regras para a utilização da área do Cais Mauá. A lei foi sancionada pelo prefeito José Fogaça, na época. De autoria do poder Executivo, o texto determina o regime urbanístico para as futuras construções, intervenções e utilização dos espaços na área do Cais, a partir do projeto de revitalização.  Assegura a preservação de características originais do Cais, como o calçamento e os trilhos ferroviários de bondes, além de estabelecer o recuo da linha d’água para qualquer construção na área, alturas de edificações, normas técnicas e ambientais para as intervenções e os segmentos comerciais que poderão se instalar no local, entre outras medidas.

 

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

2010
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Lançada concorrência para projeto e obras de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre.

O Governo do Rio Grande do Sul lançou em 7 de julho de 2010, edital para a contratação da empresa responsável pelo desenvolvimento de projeto e obras de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre. As empresas tinham 90 dias para apresentar propostas.

2011
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projeto de Revitalização Cais Mauá


Aprovação do projeto de revitalização. O governador Tarso Genro aprovou, no dia 23 de novembro de 2011, o projeto de revitalização do porto Cais Mauá. A obra será executada pelo consórcio Porto Cais Mauá do Brasil S.A., em um modelo de concessão de 25 anos.

2012

Em 6 de março, é assinado o segundo aditivo ao contrato de arrendamento. Nesse aditivo, consta o ajuste da relação contratual, sucessão do Estado do Rio Grande do Sul pela SPH e ingresso da ANTAQ como interveniente.

Fonte: Cais Mauá do Brasil.

2013
armazéns Cais Mauá

Foto: Carolina Heinen - Convênio CMB/Uniritter.

Em 13 de maio, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre autoriza a licença para a reforma e restauro da área do Cais Mauá, sem novas construções (aprovado o Projeto de Restauração dos Armazéns do Cais Mauá).

Fonte: Cais Mauá do Brasil.

2014
fonte cais mauá

Foto: Rogério Medeiros Soares - Convênio CMB/Uniritter.

Em 13 de fevereiro, é concedida pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre a licença para reforma interna nos armazéns do Cais Mauá. Nesse momento, está sendo aguardada a Licença de Instalação para início efetivo do restauro. A limpeza da área ajuda a evidenciar belezas, como a estátua Ninfas da Fonte, considerada patrimônio artístico do Rio Grande do Sul, esculpida pelo artista alemão Alfred Hubert Adloff na primeira metade do século XX. Com a revitalização do Cais, os porto-alegrenses terão novamente acesso a essa bela obra de arte.

Fonte: Cais Mauá do Brasil.

2014
Embarcadero porto cais mauá porto de porto alegre cais porto alegre cais do porto projeto cais mauá projeto de revitalização cais mauá projeto de revitalização armazéns armazém

Foto: José Lourenço Degani - Convênio CMB/Uniritter.

De 12 de junho a 13 de julho, ocorre o Embarcadero, um evento que recebeu 40 mil pessoas durante a Copa do Mundo, com Feira da Agricultura Familiar, festas, transmissão de jogos, bares e comida de rua.

Fonte: Cais Mauá.

2015
Entrega do EIA-RIMA

Foto2: Gilvânia Banker

No dia 1º de julho foi entregue à Prefeitura Municipal de Porto Alegre o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA-RIMA), com o objetivo de obter a Licença Prévia Ambiental (LP) para a Revitalização do Complexo Cais Mauá. Esse estudo é o principal marco na obtenção da LP.

No dia 23 de dezembro foi entregue o EVU – Estudo de Viabilidade Urbana na Prefeitura Municipal. Na mesma ocasião, a Cais Mauá recebeu o aceite do EIA-RIMA.

Fonte: Cais Mauá

2015
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Audiência Pública

No dia 18 de setembro foi realizada Audiência Pública, no Grémio Náutico União, para discutir o EIA-RIMA.

No dia 23 de dezembro foi entregue o EVU – Estudo de Viabilidade Urbana na Prefeitura Municipal. Na mesma ocasião, a Cais Mauá recebeu o aceite do EIA-RIMA.

2016
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Licença Prévia e Termos de Compromisso para implantação do empreendimento

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM), entregou no dia 17 de novembro a Licença Prévia (LP), o que atesta, além da sua concepção, a viabilidade ambiental.

No dia 29 de dezembro a Cais Mauá do Brasil e o Município de Porto Alegre assinaram o Termo de Compromisso para a implantação do empreendimento no cais. Representando o Município assinou a Procuradora-Geral, Dra. Cristiane da Costa Nery e a Cais Mauá, a diretora presidente, Julia Costa.