Estudos

Estudos sobe os principais temas envolvendo a revitalização do Cais Mauá

 

Untitled-1

A preocupação com aspectos pontuais do projeto de revitalização do Cais Mauá motivou a criação do Grupo de Trabalho Cais Mauá constituído pelo Secretário dos Transportes, deputado estadual Pedro Westphalen e composto por representantes das Secretarias dos Transportes, Planejamento e Desenvolvimento Regional, Geral de Governo; além da Procuradoria Geral do Estado (PGE), da Superintendência de Portos e Hidrovias e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O resultado do trabalhou, direcionado para a análise de ações de implementação e diagnóstico da atual situação do contrato de arrendamento referente ao projeto de revitalização do Cais Mauá, está compilado em relatório conclusivo disposto a seguir.

Estudos Grupo de Trabalho (GT)

Relatório Final – GT Cais Mauá_PDF

Relatório Final – GT Cais Mauá_ PPT

 

PUCRS

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) desenvolveu dois estudos cujos temais centrais abordam o projeto de revitalização do Cais Mauá e a trajetória dos portos hidroviários brasileiros.

Nos links abaixo você tem acesso ao conteúdo, e poderá saber mais sobre os impactos econômicos, sociais e tributários da revitalização, a contextualização histórica do Cais Mauá em relação aos portos do Brasil e conhecer sobre portos em operação no mundo.

1.   Avaliação dos Impactos Econômicos, Sociais e Tributários da Revitalização do Cais Mauá.

2.   O Cais Mauá no contexto histórico dos portos hidroviários brasileiros.

3.   Principais portos comerciais ou revitalizados em operação no mundo.